HOME
[LBJr]


HomeReconstituiçãoSegurançaNormasProduct LiabilityInspeçãoAtropelamentoUnderrideAirbagRetenção

Inspeção Técnica de Veículos

As Resoluções 14/1998; 27/1998; 34/1998; 43/1998; 84/1998 do Contran estabelecem normas referentes a Inspeção Técnica de Veículos - ITV de acordo com o artigo 104 de Código de Trânsito Brasileiro - CTB. A inspeção técnica de veículos tem como objetivo inspecionar e atestar as reais condições dos ítens de segurança e de emissões da frota em circulação. A Inspeção técnica de veículos abrange:
  1. Identificação do veículo
  2. Equipamentos obrigatórios e proibidos
  3. Sistema de Sinalização (lanternas indicadoras de direção, lanternas intermitentes de advertência, lanternas indicadoras de direção laterais, lanternas de freio, lanterna de freio elevada, lanternas de marcha-ré, lanternas de posição, lanternas laterais, lanternas delimitadoras, retrorrefletores e lanternas de neblina traseira)
  4. Sistema de Iluminação (faróis principais, faróis de neblina, faróis de longo alcance, lanternas de iluminação da placa traseira e luzes do painel)
  5. Sistema de Freios (freio de serviço, freio de estacionamento, comandos, servofreio, reservatório de líquido de freio, reservatório de ar/vácuo, tubos flexíveis, conexões, cilindro mestre, manômetros, válvulas, servomecanismo, mangueiras para freios, discos, tambores, pratos e componentes)
  6. Sistema de Direção (alinhamento de rodas, volante e coluna de direção, mecanismo, barras, braços, articulações, servodireção e amortecedor de direção )
  7. Sistema de Eixo e Suspensão (funcionamento da suspensão, eixos, elementos elásticos, elementos estruturais, elementos de articulação, elementos de regulagem, elementos limitadores, elementos de fixação, elemento complementar, elementos absorvedores de energia, suspensão pneumática )
  8. Rodas e Pneus ( elementos de fixação das rodas, desgaste da banda de rodagem e estado dos flancos dos pneus, designação nos pneus, tamanho e tipo dos pneus, simetria dos pneus e rodas, estado geral dos pneus e estado geral das rodas ou aros desmontáveis )
  9. Sistemas e Componentes Complementares (portas/tampas e fechaduras, vidros e janelas, bancos, sistema de alimentação de combustível e reservatório, sistema de exaustão de gases, sistema de engate entre o veículo-trator e o reboque e o semi-reboque, estado geral da carroçaria, corrente, pinhão e coroa e transmissão hidráulica, chassi e estrutura do veículo )
    1. A LBJr assessora empresas interessadas a participar desta atividade.


      Topo